A Base Aérea N.º 8, em Ovar, foi, ontem, palco da final regional do concurso internacional STEM Racing, uma iniciativa promovida pelo CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica em colaboração com outros centros tecnológicos. O objetivo é claro: aproximar os jovens do ensino secundário às áreas da Engenharia e tecnologia, através de um desafio que alia criatividade, trabalho em equipa e inovação.
No âmbito da competição, os alunos foram desafiados a conceber e construir um carro de Fórmula 1 em miniatura, utilizando ferramentas e processos de fabrico digital. O projeto integra-se numa competição internacional com três fases – regional, nacional e mundial – e tem vindo a conquistar cada vez mais jovens em Portugal e no estrangeiro.
A final regional reuniu na unidade militar cerca de 150 participantes, entre alunos e professores, com a Base Aérea N.º 8 a disponibilizar um espaço coberto amplo e salas de apoio para o desenrolar da prova. Esta colaboração entre o meio militar, o setor tecnológico e as escolas reflete a importância de criar sinergias para promover o conhecimento e as vocações na área das STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O Comandante da Base Aérea N.º 8, Coronel Sérgio Estrela, destacou a importância da iniciativa: "É um gosto receber este tipo de iniciativas, ver jovens com gosto nas áreas tecnológicas", sublinhando o entusiasmo e envolvimento dos participantes ao longo do dia.
A Força Aérea, ao acolher iniciativas como esta, reforça o seu papel no apoio ao desenvolvimento de novos projetos tecnológicos e educativos, incentivando as camadas mais jovens à criatividade, à inovação e ao interesse pelas áreas científicas e tecnológicas, fundamentais para o futuro do país.
Créditos fotografia: Materia Creative Agency